Perito de Informatica

Perícias e Evidências Digitais
          E
xames técnicos periciais em tecnologia da informação
          Exames periciais em dispositivos digitais
          Identificação de violação de direitos de autor
           Fraudes em Software
          Procedências de E-mail
          Laudos Judiciais

   Home

 

 Trabalhos 

 Quem sou
 Atuação
 Serviços
 Perícia Forense
 Dados apagados
 Fraudes em e-mail

 Contatos 

 CURSO DE PERITO
 Contatos
 FALE COMIGO
 Palestras
 Artigos
 Processo On Line

Em busca da verdade Cibernética

DADOS APAGADOS

 

Quando apagamos um arquivo da lixeira ou usamos SHIFT+DEL, o Windows apenas marca no HD que tal arquivo foi deletado, fazendo o arquivo ficar invisível para o Usuário do sistema. Com isso o arquivo “deletado” continua no HD até que um novo arquivo venha ocupar aquele espaço.

 

Para ficar mais claro, veja a imagem abaixo. Os blocos em branco representam os espaços vazios no HD. Os vermelhos representam os arquivos gravados em disco:

Represntação do disco rígido hd

Após alguns arquivos serem deletados, o disco ficaria como segue abaixo; com blocos cinzas representando os arquivos deletados que ainda permanecem no disco e podem ser recuperados por algum programa para recuperar arquivos deletados:

Representação de dados deletados

Se um novo arquivo for gravado no hd, é bem possível que ele seja gravado por cima de algum arquivo deletado. Caso isso aconteça, o arquivo antigo fica sobscrito pelo novo, e parte ou toda informação antiga é perdida.

O processo é semelhante ao de regravar uma K-7: a música antiga continua na K-7 até que outra música seja gravada por cima.

 

Algumas vezes as pessoas podem se preocupar em apagar arquivos definitivamente do HD, ao invés de querer recuperá-los. Por exemplo: se alguém for vender o pc, ele pode querer eliminar os dados que devem ficar em sigilo, como extratos bancários, documentos de textos importantes, fotos pessoais e assim vai; Outra situação seria a de apagar arquivos pessoais em computadores compartilhados, como o histórico do navegador, logs do MSN messenger etc.

 

Tem gente que acha que a formatação resolve o problema, mas esta enganado. A formatação não elimina os dados do disco, os dados apenas ficam marcados como apagados.

 

Existem vários programas para se recuperar um arquivo, mas também existem muitos que fazem o contrário, sobrescrevem o arquivo e eliminam-no de forma permanente do disco, porém o mais recomendado é contratar um profissional experiente como um Perito de Informática, para realização destes processos, tanto recuperar dados como elimina-los definitivamente.


Imprimir